Thursday, June 16, 2005

Os Principais Males da Nossa Sociedade - Parte I

Em tudo na vida, é necessário definirmos objectivos para o que fazemos ou criamos. Desta forma, decidi deixar o cariz "light" deste blog e passar a utilizá-lo como meio de catarse para o que mais remoe na minha consciência. Com uma vaga esperança de ser acompanhado e, quiçá, apoiado, assim se seguem uma série de reflexões sobre o que vai mal na nossa sociedade (digo açoreana), pretendendo dar voz a uma luta que se apresenta urgente.


PARTE I: Os Pseudo-Famosos e Novos "Ricos"

Se forem leitores àvidos de publicações como a revista Açores ou o suplemento "Social" da revista Saber Açores, poderão constatar que, semana sim semana não, surgem umas caras a quem o nosso "povão" teima em apelidar de celebridades. Pois bem, com o devido respeito pelos referidos periódicos, eu prefiro denomina-los de pseudo-famosos.

Estes indivíduos provocam-me especial "espécie" por, duma forma mais ou menos ambígua ou mesmo ridícula, ter-lhes sido granjeado alguma atenção mediática. Assim que a agarram, passeiam-se por aí, quais pavões, gabando-se do facto e/ou irritando ouvidos alheios como se o mundo tivesse de lhes prestar algum tipo de aprovação (ou repúdio, diga-se desde já).

Mas não é aqui que reside o busílis. O que perturba mais a ordem natural das coisas é o facto de a sociedade girar, tal como um círculo vicioso, à volta destes indivíduos: eles ocupam, imediatamente, os melhores lugares nas empresas e instituições, as quais criam concursos públicos fantasmas; põem e dispõem ao sabor das suas conveniências e amizades; a comunicação social faz trinta por uma linha para os referir num artigo ou peça televisiva, sem que estes pseudo-famosos se ralem — bem ou mal, o que importa é que sejam referidos. E a lista continua...

Aposto que perguntam: "mas QUEM? de QUEM falas?". Não preciso responder nem citar nomes, eles estão aí, bastante evidentes e em diversas formas: jornalistas, assessores de imprensa, comentadores, professores, médicos, sociólogos, psicólogos, assistentes sociais, autarcas, empresários, and so on, and so on.... Espero é que exista uma data para a sua extinção. Lá estarei, na primeira fila da plateia.

6 comments:

Anonymous said...

boa samu! gostei bastante das verdades aki escritas! mas axo k isso continua a ser um grande problema, não só da sociedade açoreana, como tb da sociedade portuguesa!!
força!

Anonymous said...

olé esta gente pensa k sabe tudo, mas o k será k têm na cabecinha???
Uma lógica resposta:)))
Estes srs como tu bem disseste devem ter ar nas cabeças em vez de neurónios, pk tê-los faz uma peso desgraçado e não conseguem passar nas portas. Para bom entendedor meia palavra basta :))

Adriano

Anonymous said...

Na vida encontramos vários tipos de pessoas umas que pensam que são mais inteligentes, parvinhas, convencidas, gananciosas, nariz empinado ( principalmente quando passam por certas zonas ou sitios) e "atoleimadas" (como um amigo meu costuma dizer). Na minha mera óptica de pessoa simples e calma a vida ensinou-me já alguma coisas, uma delas é que a vida ou sociedade como queiram lhe chamar transforma as pessoas, umas para melhor outras para pior. Mas o que aborrece mais são aquelas inúmeras pessoas que que por diversas razões, pensam que já são alguém na vida. Ai! Ai! a minha rica avózinha sempre me disse a vida são etapas e quanto maior a altura maior será a queda e um diploma, um estatudo, uma porta (lol) por vezes não basta de ua simples miragem. Bem como já tou sem paciência para escrever mais deixo isso para o Samuel ele melhor que nnguém saberá a quem se destinava as suas palavras, deixo apenas umas reticências para a vossa mente pensar e reflectirem se quiseram daquilo que acabei de escrever. Obrigado pela vossa atenção e não se esqueçam a vida dá muitas voltas outra frase muito feliz da minha avózinha.

Patrício

xicomanel said...

No meu ver, essas pessoas só ganham alguma notabilidade porque a nossa sociedade é muito fraca de valores. Só assim se justifica que, um animal raro como a Lili, seja conhecida por ser rica, e não por alguma vez ter dito ou feito algo com algum relevo. É uma tristeza! É conhecida porque vai a festas VIP e porque é rica. Ah, é verdade, e porque também já apareceu na TV a abrir e a fechar a boca (ela não fala. apenas finge que fala).

A procura desenfreada de referências e de histórias de outras vidas (para podermos, por momentos, esquecermos as nossas), leva-nos por vezes a dar alguma notabilidade a pessoas que são do mais fútil e desinteressante que existe. E como nos média também existem muitas personagens dessas, mais facilmente esta praga mina a nossa sociedade. No limiar da futilidade, chegaremos ao ponto em que vamos eleger um actor de cinema para guiar os nossos destinos. Parece-me que os EUA já atingiram esse estado de decadência e depois passaram para a fase de idolatrar os filhos dos conhecidos, que também podem ter um passado muito duvidoso e decadente. Também lá chegaremos.

Anonymous said...

I have been looking for sites like this for a long time. Thank you! Mcse microsoft windows 2000 server readiness review exam

Anonymous said...

SE HÁ pseudo-famosos NÃO É MENOS VERDADE QUE EXISTEM OS PSEUDO-INTELECTUAIS OU ILUMINADOS LOL