Wednesday, February 01, 2006

A propósito do "Oscar Buzz": um breve comentário



A lista de nomeados para os Prémios da Academia só foi divulgada ontem, contudo a "enxurrada" de erros e discrepâncias que, desde então, têm vindo a público, através dos meios de informação generalista, merece já, da minha parte, o epíteto de ridículo e ultrapassa os limites de qualquer bom senso cinéfilo.

Senão, vejamos dois casos pragmáticos, ocorridos em menos de 24 horas a seguir ao anúncio dos eleitos:
Good Night, and Good Luck não "assinala a estreia de George Clooney como realizador" (in «Jornal das 7», SIC Notícias); na verdade, o actor já desempenhou essas funções em CONFISSÕES DE UMA MENTE PERIGOSA (2002), filme que, embora não tenha ficado retido na memória de muita gente e selado por um certo cariz de "artifício" próprio de primeira obra, já possibilitou a avaliação das capacidades de Clooney;

— embora pouco habitual, Brokeback Mountain não é "o primeiro filme sobre o amor entre dois homens a ser nomeado para o Óscar de Melhor Filme (in «Bom Dia Portugal», RTP1); em 1969, O COWBOY DA MEIA-NOITE (1969), que chegou mesmo a ser galardoado com as estatuetas de Melhor Filme e Melhor Realizador, já abordava o tema, apesar da inevitável e imperativa dissimulação do mesmo causada pela época em que estreou.

Posto isto, só apetece exclamar: Mas que espécie de jornalistas são estes?! Será que formulam peças noticiosas sem proceder à devida pesquisa prévia?! Uma coisa é, por demais, evidente: a falta de cultura cinematográfica que grassa neste país mostra-se alarmante, sobretudo quando a mesma provém de instituições que pregam possuir informação "isenta, correcta e sempre de qualidade".

P.S.: Nomeações para os Oscares, cortesia do Internet Movie DataBase.

3 comments:

Tânia said...

É isso mesmo... lol Dá-lhes. Se há coisa que os jornalistas, tal como todos os humanos, cometem é erros, o problema é que os erros dos jornalistas além de desinformarem, não ajudam nada a "educar" os milhões de iletrados existentes em Portugal, que ouvem ou lêem o erro e tomam-no como certo. Assim se ajudar a transmitir a ignorância entre a população.

Sei que este comentário não tem mto a ver com cinema, mas como "pessoa de letras e línguas" reparo nesses erros como se fossem luzes ofuscando me a vista. Saltam-me à vista!

Beijocas grandes, "sexy boy"...

muguele said...

Na verdade, não sendo um cinéfilo, a falta de cultura cinematográfica do país não me alarma nem um pouco.
O que me alarma é a falta de Cultura!

Anonymous said...

Looking for information and found it at this great site... » »