FIDELIZADO À FORÇA
O seguinte diálogo, transcrito de uma notícia recentemente emitida pela NBC, demonstra plenamente o quão importante é possuir vocação comercial nos dias que correm, sobretudo se o nosso "ganha-pão" baseia-se em relações directas com clientes. A conversa que se segue é tão surreal — que até me dei ao trabalho de a traduzir para a sua melhor compreensão — e tão inequívoca, que a esta hora a empresa citada ainda deve estar a pensar na melhor forma de sair desta situação de crise.
Em breves palavras, um cliente da AOL pretende cancelar a sua conta, e recorre a um call center para o efeito. Após esperar 15 minutos para falar com uma voz de carne e osso, Vincent Ferrari nunca pensou sentir tanta frustração ao consegui-lo. E o que aconteceu a seguir, foi gravado por Vincent e durou cerca de 4 minutos:
TEMPO DE CONVERSA — 00.00
TELEFONISTA AOL: Olá, daqui fala o John, na AOL... como posso ser útil?
VINCENT FERRARI: Quero cancelar a minha conta.
AOL: Lamento saber isso. Vamos abrir aqui os seus dados rapidamente. Podia dizer-me o seu nome?
VINCENT: Vincent Ferrari.
TEMPO DE CONVERSA - 00:30
AOL: Você possui esta conta há bastante tempo.
VINCENT: Pois.
AOL: E utiliza-a um bocado. Qual a razão por querer cancelá-la hoje?
VINCENT: Simplesmente porque não a uso mais.
AOL: Possui uma ligação de banda larga, como ADSL ou cabo?
VINCENT: Sim.
AOL: Há quanto tempo possui...
VINCENT: Anos...
AOL: : ...a ligação de banda larga?
VINCENT: ...anos.
AOL: Bem, na verdade estou a ver uma grande utilização desta conta.
VINCENT: Sim, mas isso foi há muito, muito tempo, não é recentemente...
TEMPO DE CONVERSA - 01:47
AOL: OK, quero dizer, há algum problema com o software?
VINCENT: Não. Apenas não uso, não preciso, não quero. Não preciso dela mais.
AOL: OK. Então quando usa... quer dizer, ao utilizar o computador, ou seja, é para trabalhar ou para... estudar?
VINCENT: Ó homem, que importa isso? Não quero ter mais conta na AOL. Pode, por favor, cancelar a conta?
TEMPO DE CONVERSA - 02:21
AOL: No ano passado, registou 545, no mês passado registou 545 horas de utilização...
VINCENT: Não sei como dizer isto de forma mais simples, por isso vou repeti-lo apenas mais uma vez. Cancele a conta.
AOL: Bem, explique-me o que, ou o porquê...
VINCENT: Não lhe vou explicar nada. Cancele a conta.
AOL: Bem, qual é o problema? Estou apenas a tentar ajudá-lo.
VINCENT: Não me está a ajudar. Ajudar-me-ia...
AOL: Só quero ajudar.
VINCENT: Ajudar... ouça, telefonei para cancelar a conta. Ajudar seria se você cancelasse a conta. Por favor, ajude-me e cancele a conta.
AOL: Não, não iria...
VINCENT: Cancela a minha conta...
AOL: Desligar a sua conta...
VINCENT: ...cancela a minha conta...
AOL: ...seria a pior coisa que iria...
VINCENT: ...cancela a conta.
TEMPO DE CONVERSA - 03:02
AOL: OK, porque estou apenas a tentar perceber...
VINCENT: Feche a conta. Não sei como expor esta situação de forma mais clara. Cancele a conta. Quando eu digo que quero fechar a conta, não quero que me explique como a manter, apenas quero cancelar a conta!
AOL: Bem, sinto muito, não sei o que fizeram ao Vincent porque tudo o que eu...
VINCENT: Por favor, cancele a minha conta.
TEMPO DE CONVERSA - 03:32
AOL: Com certeza, um dia, quando estiver mais calmo, irá aperceber-se de que tudo o que eu pretendi foi ajudá-lo... e seria mesmo do seu interesse ouvir-me.
VINCENT: Excelente, OK.
TEMPO DE CONVERSA - 03:39
"Nunca tinha vivido uma experiência como esta", contou Ferrari à CNBC.
Para além disto, recorda que o telefonista da AOL tentou, como último recurso, saber se o seu pai estava em casa. "Pensei que poderia resolver tudo sozinho, mas quando ele me pediu para falar com o meu pai, houve uma altura em que julguei poder explodir".
Ferrari publicou a conversa online e a reacção foi tremenda. A AOL enviou-lhe um pedido de desculpas e assegurou que o telefonista não trabalha mais para a empresa.
Fonte: NBC — é possível escutar, neste link, a conversa acima transcrita.
Friday, June 23, 2006
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment