Thursday, October 20, 2005

Desmistificação



Há alguns meses, e por diversas vezes, que recebo na minha caixa de correio uma mensagem advertindo para o facto de que, a partir de certa data, o serviço do MSN Messenger ter de ser pago. Para além disso, afirma-se que devemos ir ao site do mesmo, para o confirmar com os nossos próprios olhos. Na verdade, em nenhum lugar do site, seja o americano seja o brasileiro, se pode ler alguma indicação de que o MSN irá ser pago, pelo menos a curto ou médio prazo.

Reflictamos, por breves momentos, no seguinte:
- por que razão iria a Microsoft transformar o seu Messenger em serviço pago, quando é sabido que a popularidade por ele gerada advir da sua acessibilidade gratuita, possibilitando lucro através dos conteúdos publicitados na sua janela de entrada?

- para além disso, o que ganharia a Microsoft (para além do abandono total de users e, quiçá, confronto com vários processos judiciais) em noticiar que o download é gratuito, para pouco depois exigir alguma quantia monetária?

- e finalmente, já repararam que o mail em questão pede que reenviemos o mesmo para 18 conhecidos, copiando e não reencaminhando?

Na verdade, quase que aposto que se trata de alguma manobra de outra empresa com serviço de messenger pretendendo obter contactos de correio electrónico, para nos virem "uzucrinar" a paciência com os seus irritantes pedidos de adesão. A única aplicação pela qual temos de desembolsar alguma soma de dinheiro é o MSN Hotmail Plus, tal como pode ser verificado no respectivo link.

Fico muito grato pela vossa preocupação e pelo trabalho e tempo perdido que tiveram em mandar-me a advertência, mas há certas coisas que, simples e facilmente, não me convencem...