O mesmo se adequa às grandes multinacionais, verdadeiros reinos de eficácia comercial e locais onde uma campanha de Marketing parece sempre infalível. No entanto, são vários os exemplos do contrário. Ao deparar-me, acidentalmente, com uma lista dos maiores falhanços comerciais de sempre, decido partilhar convosco as 5 mais mediáticas e/ou curiosas:
- 5º lugar
- 4º lugar
- 3º lugar
- 2º lugar
- 1º lugar
O Suzuki X-90, um veículo desportivo de dois lugares, nunca foi bem recebido pelos consumidores. Com apenas 7205 vendas em três anos, é um dos veículos menos vendidos de sempre após o seu lançamento.
A Digital Compact Cassette, formato lançado pela Philips, foi rapidamente obliterada pelo Minidisc e o CD-R. Muita gente nunca ouviu falar sequer no produto.
O Arch Deluxe, da McDonald's, foi um hamburguer criado e direccionado para o consumidor "mais adulto", publicitada como uma versão de hamburguer sofisticada para um paladar maduro. A aderência ao mesmo revelou-se vagaroso e é visto como um dos maiores e mais caros flops comerciais de sempre. Nota: a campanha publicitária terá custado à volta dos 100 milhões de dólares.
A scooter Segway HT foi lançada com um entusiasmo sem precedentes, publicitada como um produto que não só iria revolucionar o mercados dos transportes como também o mundo. Os investidores previram lucros na ordem dos biliões; contudo, a Segway, no espaço de 5 anos, só vendeu dez mil unidades e continua a enfrentar uma «crise de identidade».
A Nova Coca-Cola será, porventura, o falhanço comercial mais conhecido e analisado de sempre. Numa tentativa de diversificação, a Coca-Cola Company lançou uma bebida com um sabor novo e original — e que se revelou um autêntico fracasso. A reintegração da velha fórmula foi um sucesso inesperado para a empresa, levando muitos a especular se não terá sido essa a verdadeira intenção, por parte dos executivos, desde a primeira fase de desenvolvimento do produto.
Fonte: Wikipedia, com lista completa e atalhos para informação detalhada sobre este tema.
1 comment:
Boa, continua!
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