Friday, July 07, 2006

Herói Pessoal #3

MÃO MORTA



Embora o título da rubrica seja "Herói", o destaque vai para um dos conjuntos musicais portugueses mais irreverentes e originais de sempre. Os MÃO MORTA, há quase 20 anos, conseguem sempre, em cada álbum que editam, transportar uma lufada de ar fresco para o panorama artístico nacional — ainda que tal iniciativa raramente escape ao estigma da controvérsia...

Talvez seja por isso que admire tanto o grupo. Pela coragem, refira-se, e não tanto pela controvérsia. Se, muitas vezes, controvérsia é equivalente a vendas, este não é o caso. Os Mão Morta sabem-no, mas também não mostram vontade de reformular o seu posicionamento. São corajosos. E deixam-me mesmo com o arrepiozinho na espinha, seja através das espantosas e mediáticas actuações ao vivo (MÜLLER NO HOTEL HESSISCHER HOF será, provavelmente, o melhor exemplo disto), ou com o tenebroso conto de homícidio que é CHABALA.

A demonstrar essa coragem, deixo-vos aqui o videoclip de «Cão da Morte», single extraído do álbum PRIMAVERA DE DESTROÇOS. Já imaginaram, neste país, alguma outra banda capaz de passar imagens destas em horário nobre?



Problemas na visualização? Clicar aqui.

No comments: