Tuesday, October 25, 2005

Sensibilidade publicitária

O blog Miauu Girls destacou a força das imagens de uma campanha publicitária contra a SIDA lançada em França. Apesar de não ter pedido qualquer tipo de licença, permitam-me que coloque aqui as imagens em questão para a vossa consideração:




A atenção, de quem pela primeira vez vê estas imagens, transforma-se, alternadamente, em admiração, horror e espanto. Sem esconder que o meu sentimento, inicial e único, foi a admiração, gostaria de deixar um comentário a campanha, frisando que o meu "veredicto" final sobre a mesma é de que não atingiu o propósito a que se propunha.

Apesar de se lhes deslindar alguns pormenores subtis e deliciosos (na primeira imagem, vemos, por cima da cama, um quadro com um rapaz de olhos vendados, como que citando o provérbio «Pior cego, é aquele que não quer ver»; na segunda, a reunião de uma toda imagética alusiva a ideais eróticos - é possível distinguir, no seu reduzido vestido, os mamilos da modelo, o design do sapato concebido para embelezar o pé feminino, etc.), são esses detalhes que minam o êxito da sensibilização junto da sociedade.

Quando estudei Publicidade, fiquei ao corrente de que, segundo estudos da disciplina, a aposta no "anúncio visualmente estimulante", para conferir um certo tom espectáculo à campanha, nem sempre consegue transmitir a mensagem (falamos de um rácio de uma campanha de sucesso para dez fracassadas). Muitas vezes, o potencial consumidor não retém, sequer, o nome da marca ou do produto. E a campanha "dissecada" neste post, infelizmente, poderá cair facilmente no esquecimento por estas razões.

São imagens bonitas, bem conseguidas e pujantes, mas não creio que seja agora que o alastramento do vírus mais mortal conhecido pelo Homem irá encontrar travão.

P.S.: breve palavra para a atenção das autoras do blog Miauu Girls, assim como pela pertinência do post dedicado a esta campanha. Cumprimentos para vocês.

3 comments:

Miguel Andrade said...

Primo, pensei melhor... Aliás, achei que já tivesse comentado este post aqui. Tenho péssima memória! E achei de muito mau gosto esta campanha! Principalmente porque mostra a pessoa contaminada como um monstro pessonhento, o que só aumenta o preconceito. Aqui no Brasil, o coquetel é gratuito, e os portadores vivem muito bem. Uma coisas destas só aumenta o preconceito. També darei nota como fez a mulher da Ilha: 0!

Flumfi said...

É muito difícil fazer uma campanha publicitária eficaz para resolver este problema. Se as imagens são muito chocantes e espectaculares como nesta campanha, isso não vai resolver nada, como é dito neste post; se são muito leves e subtís dá a sensação que não estamos a lidar com um problema muito sério. Nunca estudei publicidade, mas gostava de saber se há métodos estudados que já tenham sido utilizados com resultado ao combater algo como a sida. Lembro-me do Cancro ou dos Acidentes de viação e nunca vi alguma campanha que tivesse tido um impacto mesmo prático.

Flumfi said...

Ah!ia-me esquecendo..:) Já viram este site?Flumfi Productions