Saturday, January 28, 2006

Bizarria #9

FORTUNA POR ÁGUA ACIMA

Imaginem-se num relaxante passeio de barco. Apesar da paisagem paradisíaca e da calmaria do mar, continua a haver algo a ocupar os vossos pensamentos — e de forma negativa. Infelizmente, são os vossos problemas financeiros. Assim que o barco se prepara para regressar a terra, no momento em que atracam na praia, reparam num objecto de forma estranha, com uma predominante coloração azul-cinza e que exala um odor peculiar. É, então, que decidem pegar neste peculiar objecto e colocá-lo na caixa da vossa carrinha. Assim que o mostram a um biólogo marinho, ele diz-vos que se trata de vómito de cachalote... e que o mesmo vale uma fortuna.



Parece ser um conto de fadas, mas foi mesmo o que sucedeu a um casal australiano que encontrou, numa praia, um grande pedaço (cerca de 32kg) de âmbar-cinza, vulgo vómito de baleia. Essa substância está avaliada em milhares de dólares por possuir qualidades muito procuradas pelas indústrias da cosmética, dos perfumes e do fabrico de produtos sintéticos.

Após breve consideração, chegou-se à conclusão que o âmbar encontrado vale 295,000 dólares — 20 dólares por grama. O casal em questão, Leon e Loralee Wright, deram de caras com uma inesperada mina, já que estes vómitos são achados muito raros, mesmo entre a comunidade científica.

E ainda falam em apostas loucas no Euromilhões... Nós, que partilhamos as águas do arquipélago com cachalotes, é que nunca temos esta sorte.

Fonte: Yahoo News