Friday, January 20, 2006

Falhanços comerciais

Ninguém é perfeito, costumamos dizer. Nem mesmo aqueles que, lá do seu pedestal no Olimpo, parecem nunca demonstrar uma centelha de erro ou dúvida.

O mesmo se adequa às grandes multinacionais, verdadeiros reinos de eficácia comercial e locais onde uma campanha de Marketing parece sempre infalível. No entanto, são vários os exemplos do contrário. Ao deparar-me, acidentalmente, com uma lista dos maiores falhanços comerciais de sempre, decido partilhar convosco as 5 mais mediáticas e/ou curiosas:

  • 5º lugar


  • O Suzuki X-90, um veículo desportivo de dois lugares, nunca foi bem recebido pelos consumidores. Com apenas 7205 vendas em três anos, é um dos veículos menos vendidos de sempre após o seu lançamento.

  • 4º lugar


  • A Digital Compact Cassette, formato lançado pela Philips, foi rapidamente obliterada pelo Minidisc e o CD-R. Muita gente nunca ouviu falar sequer no produto.

  • 3º lugar


  • O Arch Deluxe, da McDonald's, foi um hamburguer criado e direccionado para o consumidor "mais adulto", publicitada como uma versão de hamburguer sofisticada para um paladar maduro. A aderência ao mesmo revelou-se vagaroso e é visto como um dos maiores e mais caros flops comerciais de sempre. Nota: a campanha publicitária terá custado à volta dos 100 milhões de dólares.

  • 2º lugar


  • A scooter Segway HT foi lançada com um entusiasmo sem precedentes, publicitada como um produto que não só iria revolucionar o mercados dos transportes como também o mundo. Os investidores previram lucros na ordem dos biliões; contudo, a Segway, no espaço de 5 anos, só vendeu dez mil unidades e continua a enfrentar uma «crise de identidade».

  • 1º lugar


  • A Nova Coca-Cola será, porventura, o falhanço comercial mais conhecido e analisado de sempre. Numa tentativa de diversificação, a Coca-Cola Company lançou uma bebida com um sabor novo e original — e que se revelou um autêntico fracasso. A reintegração da velha fórmula foi um sucesso inesperado para a empresa, levando muitos a especular se não terá sido essa a verdadeira intenção, por parte dos executivos, desde a primeira fase de desenvolvimento do produto.

Fonte: Wikipedia, com lista completa e atalhos para informação detalhada sobre este tema.

1 comment:

Anonymous said...

Boa, continua!