Sunday, September 17, 2006

Bons Filmes a Não Perder Até ao Fim do Ano

Apocalypto, de Mel Gibson


Trailer

Word of Mouth: um projecto ambicioso, bem ao jeito da (cada vez mais) personalidade larger than life de Mel Gibson. Cedo despertou a atenção de toda a gente o facto de as personagens falarem no dialecto dos índios sul-americanos, insistindo-se no formato invulgar, mas aceitável, utilizado em A PAIXÃO DE CRISTO (2004).
Motivos de interesse: pelo que já é possível observar no trailer, uma excelente reconstrução de época e magnífico trabalho de fotografia.
Handicap: a contrastar com o ponto anterior, a narrativa parece ser do mais banal que existe — e este ponto nunca foi o forte de Gibson. A fuga, por parte de um nativo de uma tribo menor da América do Sul, aos grandes sacríficios humanos do Império Maia, prediz uma história puramente construída para inúmeras sequências de acção pela floresta tropical...

Talladega Nights - The Ballad of Ricky Bobby, de Adam McKay


Trailer

Word of Mouth: a reunião dos criadores de ANCHORMAN promete mais hora e meia de comédia made in Will Ferrell, um actor cada vez mais sinónimo de (boas) receitas de bilheteira. O filme, aquando da sua apresentação aos executivos dos estúdios, foi resumido como «Quatro palavras: Will Ferrell, piloto da NASCAR».
Motivos de interesse: a presença de Will Ferrell já é um motivo para assistir ao filme. Será curioso ver Sacha Baron Cohen (ou Ali G, como preferirem) no seu primeiro papel cinematográfico afastado das personagens criadas por ele em solo britânico.
Handicap: o público português estará mesmo familiarizado com as ambiências dos campeonatos da NASCAR?

The Fountain, de Darren Aronofsky


Trailer

Word of Mouth: a sua má recepção, durante a estreia mundial, no Festival de Veneza, poderá condicionar a performance financeira e crítica do filme. Os extensos e numerosos efeitos visuais foram alcançados através da micro-fotografia de reacções químicas, de modo a, e segundo as palavras do seu realizador, não datar o filme.
Motivos de interesse: o trabalho visual da película, sem dúvida a mais interessante do ano até este momento. A capacidade de aliar ficção-científica à mais pura reflexão filosófica e existencialista, bem ao jeito de obras como 2001 - ODISSEIA NO ESPAÇO (1968) e SOLARIS (1972).
Handicap: o carácter subjectivo presente no filme. Infelizmente, esta vertente num produto cinematográfico nunca resultou numa apreciação positiva geral do mesmo.

The Departed, de Martin Scorsese


Trailer

Word of Mouth: a personagem de Jack Nicholson, já descrita como a definitiva encarnação do mal.
Motivos de interesse: o elenco é, sem sombra de dúvida, o principal argumento para se pagar cerca de 5 euros e ver o filme. A possibilidade de ver Scorsese a regressar às incursões pelo mundo da Mafia norte-americana.
Handicap: fala-se de uma obra demasiado "oscarizável", o que lhe poderá retirar algum apelo artístico, e o trailer parece evidenciar os overactings de Nicholson e Leornardo DiCaprio. Mesmo assim, é difícil não compreender que se está perante um dos filmes fundamentais de 2006.

No comments: