Tuesday, November 29, 2005

Questões de ofensa





As imagens acima colocadas referem-se à recente campanha publicitária de um produto denominado «Skinny Milk», propriedade da Parmalat australiana, com o título de Skinny Bitch — «Cabra Magra». O motivo da minha atenção, e posterior realce aqui no Diário, foi o tremendo hype negativo que os seus outdoors causaram, entre públicos feminino e masculino.

Segundo a BCM, empresa responsável pelo desenvolvimento da estratégia de comunicação do produto, pretendeu-se transmitir a ideia de que os consumidores de leite magro são motivados à compra pelo desejo de perda de peso e subsequente melhoria de imagem. Mas esse desejo foi acompanhado pela mensagem de que aparentar um visual tão perfeito é praticamente irrealista e inatingível.

Apesar das boas intenções, as reacções aos textos companheiros das imagens (em tradução livre, o primeiro lê «Aposto que ela não tem personalidade» e o segundo diz «Maldita genética») caiu mal junto de alguns dos actuais e potenciais consumidores, que tomaram os slogans como um ataque físico e psicológico às suas pessoas.

A campanha, pelo que tenho lido, continua a circular. Só me resta lançar o repto: julguem por vós mesmos...

Fonte: Snopes.com

Tuesday, November 22, 2005

Curiosidade da semana



A fotografia acima colocada refere-se à decoração da casa-de-banho do hotel Sofitel Queenstown, na Nova Zelândia.

Pensado com o intuito de atrair clientes ao local, e não obstante o teor atrevido da brincadeira, certo é que a iniciativa superou as expectativas da gerência, já que a casa-de-banho é a sala mais popular do hotel. Até ao momento, só foram registadas algumas queixas, sobretudo por parte de alguns grupos religiosos e um ou outro hóspede mais incauto.

Com tanta popularidade, o gerente Mark Wilkinson já confessou: «Estou sob grande pressão para não fazer nada semelhante na casa-de-banho das senhoras». Não admira...

Fonte: Snopes.com

Monday, November 21, 2005

Banda Desenhada

La Ville Blanche

Uma das melhores sagas de BD vai conhecer, já no próximo mês, um novo capítulo. SKY DOLL, por Alessandro Barbucci e Barbara Canepa, animou de forma incisiva, desde 2002, o panorama das graphic novels europeu, assim como reacendeu a minha paixão pela nona arte. E passados três anos, eis que se anuncia o lançamento no mercado de (no original) «La Ville Blanche», continuando o que já fora revelado em «A Cidade Amarela» e «Aqua».

Mal posso esperar... contudo, e para já, é possível espreitar o que a Internet nos vai fornecendo.

Sunday, November 20, 2005

Music

The Gift

Quem disse que as melhores letras de música têm de ser as mais complexas e intricadas?

Nos tempos que correm, ando viciado (sim, esta é a palavra certa) pelo single retirado do mais recente álbum dos The Gift, «AM/FM», intitulado Music.
Estou viciado na harmonia sonora da faixa.
Estou viciado no ambiente melancólico da composição.
Estou viciado na simplicidade da poesia da música, que aqui partilho convosco:

I’m doing it for music,
I’m doing it for love,
I’m doing it for everyone around me, and
I try to be the only one
With this melody in my head,
But I think I hear this song somewhere.

Because I’m doing it for music and
I’m doing this for love,
I guess I’m doing it for everyone around me.


Sempre fui grande adepto da sonoridade dos The Gift, mesmo na época em que ainda lutavam para sair da sombra com «Digital Atmosphere», afirmando que este é o único agrupamento português com "raça" e talento para se lançar numa carreira internacional. Demos graças ao excelente trabalho de Nuno Gonçalves, o compositor oficial da banda — para quando a sua solicitação em grandes projectos nacionais?

Saturday, November 19, 2005

Sem comentários

De entre tudo o que se falou e noticiou na semana que agora finda, a novidade que mais me chamou a atenção foi o anúncio, pela PSP, de que irão colocar bonecos, em tamanho real, de agentes da polícia em locais onde a sinistralidade automóvel é mais persistente, de modo a reduzir as mortes na estrada. Inclusive, esses bonecos irão estar acompanhados de radares para medir a velocidade dos veículos.

De facto, anunciando esta decisão da forma como anunciam, as coisas vão mesmo mudar. Já estou a imaginar os condutores: "Olha, é só o boneco da PSP. Podemos continuar a 100 km/h, já que o radar detecta mas não há UM ÚNICO polícia de carne e osso por perto...".

Santa paciência...

Monday, November 14, 2005

Os melhores videoclips de sempre?



Para mim, SIM, e são propriedade do mais aclamado conjunto de techno do momento, os The Chemical Brothers. Todos se devem lembrar de Hey Boy Hey Girl, Let Forever Be (o qual pode ser visto na íntegra aqui) ou o mais recente Galvanized.

Os videoclips, que facilmente poderão ser encontrados na Internet, são autênticas obras de arte visuais, cujas imagens possuem o condão de se "colarem" à nossa memória durante muitos e muitos dias — tudo graças à sua radical originalidade. Aliás, sejamos honestos: os videoclips de 50 Cent, de Mariah Carey, de Eminem e da Madonna são engraçados, mas soam-se sempre a «Onde é que eu já vi isto antes?»...

Sunday, November 13, 2005

História

Já não é a primeira vez que, num acesso de falta de imaginação, preencho este espaço com referências históricas pouco conhecidas do público em geral. Normalmente, essas referências são suscitadas pela data do dia de escrita do post.

Contudo, o item de hoje é, na minha opinião, a mais importante de todas as que já foram citadas: a 13 de Novembro de 1990, surgiu a primeira página de Internet. A World Wide Web Project enunciava, então, os propósitos desta gigantesca rede de informação mundial, provavelmente longe de imaginar no "monstro" que estavam a criar.

O nome do criador (ou criadores) não se encontra na página, mas para ele(s), os meus sinceros parabéns.

E se...

...propormos mudar o nome da nossa cidade, de Ponta Delgada para Ponta Esburacada?

Com a quantidade de obras que se têm aberto e as que se irão realizar (o alargamento da avenida marginal, o parque de estacionamento subterrâneo, o empreendimento Portas do Mar, até o asfalto da Rua da Juventude, sita ao Parque Atlântico, cedeu e há mais de uma semana que está à espera de conserto), aqui está uma proposta bastante construtiva...

Friday, November 11, 2005

Sobre o dia de hoje...



Há dias em que resolvem soltar as rédeas do Diabo... E hoje nem me valeu o São Martinho!

Para quem trabalha em departamentos comerciais, seja de uma pequena, média ou grande empresa, as dificuldades somam-se e revelam-se com variada gama de facetas, sem olhar a credos, raças ou sexo. Hoje, lá no paraíso das Broncas em Catadupa, alguém lembrou-se de mim...

Logo pela manhã, o meu PC resolveu "engripar". Uma janela persistente e irritante, daquelas que só os "engenheiros" da Microsoft se recordariam de inventar, teimava em informar-me que havia um problema denominado «Out of Memory: Line 168». What the fuck is that?!. Porque é que esta gente não se exprime em linguagem que todo e qualquer indivíduo compreenda?!
À tarde, foi a vez de receber clientes de nacionalidade chinesa, cheios de motivos de queixa. Racismos ou xenofobias à parte, mas estas pessoas chegam cá e parece que adquirem, em tempo record, os maus hábitos dos portugueses em assinar contratos sem os ler primeiro. E eu que julgava que estes mecos eram tão perfeitinhos e ajuizados...
Assim que saí do emprego, os pés doíam-me, deu-me na tola em apanhar boleia de um Minibus, vulgo "Bertinha", na esperança de ir sem mais inquitações para o "lar, doce lar" — pura ilusão! Para mim, este meio de transporte representa a ferramenta de tortura dos tempos modernos, uma espécie de cadeira eléctrica que, vagarosamente, nos vai fervendo e moendo e arrasando a paciência. Seja pela condução irregular do pseudo-condutor, seja pelo que temos de ouvir pelos pacóvios passageiros que teimam fazer os outros ficar ao corrente das suas vidas, não há escapatória possível...

E porque o mundo não é perfeito, alguém tinha de levar com estas aviltantes palavras. Pena que tenha sido a blogosfera, mas por algum lado esta sentimento de exasperação tinha de encontrar saída...

Saturday, October 29, 2005

Site recomendado

De entre os vários sites curiosos com que, acidentalmente, me cruzo na Internet, quero hoje destacar Born Today, ou trocado por míudos, uma página que lista o dia do mês em que diversas personalidades viram, pela primeira vez, a luz do dia.

Assim, fiquei a saber que a 16 de Novembro (data do meu nascimento) não nasceram personalidades de grande gabarito - conheço apenas o escritor George S. Kaufman e as actrizes Mabel Normand e Maggie Gyllenhall, individualidades reconhecidas por quem acompanha os seus respectivos meios.
Apesar disso, considero esta uma sugestão curiosa, nem que seja para saberem com quem partilham os vossos dias de aniversário.

Friday, October 28, 2005

Serão estes tipos tarados pelo anti-tabagismo ou simplesmente tarados?

A Califórnia, estado dos Estados Unidos da América, é mundialmente conhecida por uma série de razões: o clima, Hollywood, as mulheres, o estilo de vida, o seu Governador (Arnold Schwarzenegger) e pelas suas campanhas anti-tabágicas.



Em 1999, foi aprovada a lei que proíbia fumar em recintos fechados, nomeadamente bares e restaurantes: a mais primitiva do género nos EUA e uma das primeiras do Mundo. Até aqui, tudo bem, compreende-se a preocupação, sobretudo para salvaguardar os funcionários desses estabelecimentos de se tornarem fumadores passivos. O que veio a seguir a isto é que, na minha opinião, revela o caso mais sério de fixação cega pelo acto de banir um hábito de consumo. Actualmente, é esta a situação:


  • é proibido fumar até cerca de 6,5m das entradas, saídas, janelas operáveis e condutas de ar de qualquer edifício público e/ou do Estado, como é o exemplo da Universidade da Califórnia;

  • é probido fumar até cerca de 8m de qualquer parque infantil, caixas de areia ou recinto infantil;

  • em Solana Beach, cidade costeira do norte da Califórnia, baniu-se o tabaco de todas as suas praias - medida que tem sido aplicada em outros locais de veraneio do Estado;

  • é, igualmente, proibido fumar em jardins, parques, praças e locais reservados para a prática de desporto;

  • finalmente, e esta é a piéce de résistance da lista, existem locais onde o simples facto de se ter um maço de tabaco no bolso, é motivo para aplicarem ao indivíduo uma multa.


Posto isto, há que tomar a informação relatada neste post como um conselho, sobretudo para quem for fumador e esteja a pensar em fazer turismo na Califórnia. Transportem convosco, sempre e para qualquer lugar, uma régua com a unidade métrica americana (de modo a puderem calcular as distâncias dos "pontos quentes" referidos acima) e providenciem um bom cantinho na vossa mala para esconderem os cigarros (por causa das multas). Da forma como as coisas estão para aqueles lados, o mais certo é nem vos deixarem passar do aeroporto...

E pensar que foi o Estado da Califórnia, com a sua exportação massiva de Cinema e respectivas figuras glamorousas, quem impingiu aos seus e ao resto do planeta o chavão "Fumar é in". Esta história toda não vos soa um pouco a hipocrisia? Não? Olhem, a mim soa; se esta "taradice" fosse acompanhada por programas de desintoxicação do tabaco, até compreenderia melhor o trabalho desenvolvido...

Wednesday, October 26, 2005

Arte para poucos gostos

Será a provocação elemento indissociável da arte? Para Erwin Olaf, fotógrafo holandês, a resposta é «Sim, e com a maior das intenções!»

Segundo o artista, cujo portfolio caracteriza-se por uma visão "aberrante" da realidade, a fotografia é o veículo pelo qual, e citando-o, «Quero desafiar as pessoas com as minhas fotos. Pretendo transformá-las interiormente, fazê-las pensar».

Na verdade, esta intenção encontra-se plenamente patente nas várias séries fotográficas de Olaf, que incluem nus, orgias sadomasoquistas e retratos. Contudo, pretendo destacar Royal Blood, um conjunto destinado a relançar o debate sobre o fascínio público pela fama e violência, utilizando para tal a representação de celebridades que conheceram um final trágico e/ou violento. De entre os oito retratos que compõem a série, destaco abaixo Di: a figura de uma sósia de Diana, numa pose em pleno contraste com as que tornaram famosa a Princesa de Gales, repleta de maquilhagem soturna e ostentando, na carne do seu braço esquerdo, o logotipo da Mercedes:



Deixo aqui a ligação para o site oficial de Erwin Olaf, onde poderão percorrer e conhecer todo o espólio do artista. No entanto, não resisto em colocar neste post as restantes sete fotos que constituem Royal Blood. Provocantes, sangrentas, de mau gosto ou o que mais lhes quiserem alcunhar, são imagens cuja extrema beleza estética cativaram-me desde a primeira vez que deitei a minha visão sobre elas. Deleitem-se ou horripilem-se.


Czarina Alexandra



Julio César



Jackie Kennedy



Ludwig Van Beethoven



Maria Antonieta



Imperatriz Sissi


~
Pompeia

Tuesday, October 25, 2005

Sensibilidade publicitária

O blog Miauu Girls destacou a força das imagens de uma campanha publicitária contra a SIDA lançada em França. Apesar de não ter pedido qualquer tipo de licença, permitam-me que coloque aqui as imagens em questão para a vossa consideração:




A atenção, de quem pela primeira vez vê estas imagens, transforma-se, alternadamente, em admiração, horror e espanto. Sem esconder que o meu sentimento, inicial e único, foi a admiração, gostaria de deixar um comentário a campanha, frisando que o meu "veredicto" final sobre a mesma é de que não atingiu o propósito a que se propunha.

Apesar de se lhes deslindar alguns pormenores subtis e deliciosos (na primeira imagem, vemos, por cima da cama, um quadro com um rapaz de olhos vendados, como que citando o provérbio «Pior cego, é aquele que não quer ver»; na segunda, a reunião de uma toda imagética alusiva a ideais eróticos - é possível distinguir, no seu reduzido vestido, os mamilos da modelo, o design do sapato concebido para embelezar o pé feminino, etc.), são esses detalhes que minam o êxito da sensibilização junto da sociedade.

Quando estudei Publicidade, fiquei ao corrente de que, segundo estudos da disciplina, a aposta no "anúncio visualmente estimulante", para conferir um certo tom espectáculo à campanha, nem sempre consegue transmitir a mensagem (falamos de um rácio de uma campanha de sucesso para dez fracassadas). Muitas vezes, o potencial consumidor não retém, sequer, o nome da marca ou do produto. E a campanha "dissecada" neste post, infelizmente, poderá cair facilmente no esquecimento por estas razões.

São imagens bonitas, bem conseguidas e pujantes, mas não creio que seja agora que o alastramento do vírus mais mortal conhecido pelo Homem irá encontrar travão.

P.S.: breve palavra para a atenção das autoras do blog Miauu Girls, assim como pela pertinência do post dedicado a esta campanha. Cumprimentos para vocês.

Do vinyl para o CD...

... mas sempre cheios de criatividade.

Aproveito o presente post para vangloriar publicamente, após o ter feito interiormente, as surpresas criativas que, ao longo dos anos, os Pink Floyd exibiram nas capas dos seus álbuns.

São autênticos "monumentos" de artes gráficas, referência indispensável para qualquer artista e/ou profissional da área, as covers de The Piper at the Gates of Dawn, The Dark Side of the Moon, Wish You Were Here, The Final Cut, A Momentary Lapse of Reason, entre outros. Fica aqui uma amostra (para saber o nome do álbum, passe o rato pela imagem):

The Piper at the Gates of Dawn
The Dark Side of the Moon
The Final Cut
A Momentary Lapse of Reason

Friday, October 21, 2005

Banda desenhada



Finalmente, estreou a nova aventura de Astérix, O Gaulês: O Céu Cai-lhe em Cima da Cabeça.

Como sempre, o humor percorre incessantemente todas as páginas do livro, e desta vez os nossos heróis gauleses defrontam não só o Império Romano, como também ainda têm de lidar com ameaças de outros mundos... e mais não digo!

Só tenho a referir que, cada vez mais, se nota a falta que os textos de René Goscinny (1926 - 1977) fazem às publicações mais recentes desta saga, nomeadamente no humor sarcástico que o autor utilizava na forma de referências históricas da França e do Mundo, característica esta que celebrizou Astérix, Obélix, Ideiafix, Panoramix, Abrabracourcix, entre muitos outros. Contudo, é de louvar o contínuo esforço de Albert Uderzo, o outro criador destas personagens, em prosseguir com a colecção, continuando a cativar velhos e novos fãs.

Thursday, October 20, 2005

Desmistificação



Há alguns meses, e por diversas vezes, que recebo na minha caixa de correio uma mensagem advertindo para o facto de que, a partir de certa data, o serviço do MSN Messenger ter de ser pago. Para além disso, afirma-se que devemos ir ao site do mesmo, para o confirmar com os nossos próprios olhos. Na verdade, em nenhum lugar do site, seja o americano seja o brasileiro, se pode ler alguma indicação de que o MSN irá ser pago, pelo menos a curto ou médio prazo.

Reflictamos, por breves momentos, no seguinte:
- por que razão iria a Microsoft transformar o seu Messenger em serviço pago, quando é sabido que a popularidade por ele gerada advir da sua acessibilidade gratuita, possibilitando lucro através dos conteúdos publicitados na sua janela de entrada?

- para além disso, o que ganharia a Microsoft (para além do abandono total de users e, quiçá, confronto com vários processos judiciais) em noticiar que o download é gratuito, para pouco depois exigir alguma quantia monetária?

- e finalmente, já repararam que o mail em questão pede que reenviemos o mesmo para 18 conhecidos, copiando e não reencaminhando?

Na verdade, quase que aposto que se trata de alguma manobra de outra empresa com serviço de messenger pretendendo obter contactos de correio electrónico, para nos virem "uzucrinar" a paciência com os seus irritantes pedidos de adesão. A única aplicação pela qual temos de desembolsar alguma soma de dinheiro é o MSN Hotmail Plus, tal como pode ser verificado no respectivo link.

Fico muito grato pela vossa preocupação e pelo trabalho e tempo perdido que tiveram em mandar-me a advertência, mas há certas coisas que, simples e facilmente, não me convencem...

Wednesday, October 19, 2005

Só para...

...não pensarem que raramente coloco posts neste espaço, fica aqui a referência histórica:

A 19 de Outubro de 1943, na Rutgers University, foi criado o primeiro antibiótico eficaz contra a tuberculose. É uma data importante, não acham?

Aproveitando o facto, e actualizando o momentâneo fluxo de pensamentos, dou os meus parabéns à comunidade científica e médica mundial pelos esforços e mediano sucesso da luta contra a eminente pandemia (também apelidada de H5N1) que se propaga pelo planeta.

Monday, October 17, 2005

Nostálgica fragrância



Faz anos que não vejo este frasco (Oscar For Men, de Oscar de la Renta) numa loja de perfumes micaelense. Perguntei, indaguei, inquiri, e não houve uma alma que soubesse dar-me uma resposta franca, concisa e inabalável.

Hoje, lembrei-me de pesquisar na Internet o dito perfume, e encontrei-o numa série de sites dedicados a compras on-line, os quais exigem avultados e assustadores portes de envio.

A razão da minha frustração reside no facto de, na minha opinião, tratar-se do melhor perfume alguma vez concebido por uma brand de topo. Parecia que a mistura de aromas tinha sido feita por um anjo-perfumista: era uma fragrância doce e intensa, mas nunca exibia o selo de abrasivo ou excessivo...

Se alguém avistar este líquido perfumado, oferece-se recompensa: imensa gratidão.

Breves (mas reactivas) palavras

Hoje é o Dia Mundial para a Erradicação da Pobreza. Para assinalar a data, resolvi aderir ao site Make Poverty History, uma organização sem fins lucrativos que nos ensina quais as pequenas acções que, repetidas muitas vezes, as tornam grandes. Também podem aceder à pagina através do banner que coloquei no lado direito deste blog.

Assim, podem ver que não sou um tipo que só se preocupa com o seu umbigo, com filmes, com o Benfica e com muitas outras coisas que mais ninguém compreende as razões das minhas fixações.

Façam o mesmo do que eu.

Friday, October 14, 2005

Porquê? Mas PORQUÊ???

Só mesmo neste país é que um escritor vencedor de um Nobel da Literatura, o qual já vinha sendo nomeado há quase uma década e cujas obras foram decisivas para o panorama dramaturgico europeu (incluindo o nosso), não vê as suas obras traduzidas para a língua portuguesa e/ou à venda nas nossas livrarias, nem que seja através das edições inglesas.



É muito possível que a situação seja corrigida, já que um prémio Nobel sempre é sinónimo de "qualidade"... Será Portugal alérgico a essa palavra?