Wednesday, March 01, 2006

Bizarria #11

MASTIGAÇÃO DEVASTADORA



Já referi neste espaço as consequências de indivíduos com atitudes menos ortodoxas no interior de museus, locais, por excelência, em que se incentivam a introspecção e o relaxamento. Contudo, e apesar do meu prévio "aviso", ainda há quem consiga quebrar todas as regras de etiqueta próprias de um visitante museológico. E nem a idade perdoa esses comportamentos.

Reparem bem nisto: neste momento, os peritos do Detroit Institute of Arts estão ocupados com danos numa pintura («The Bay», por Helen Frankenthaler e mostrado em cima), cuja restauração está orçada na ordem dos 1.5 milhões de dólares, por causa da irreflectida iniciativa, por parte de um rapaz de 12 anos, em brincar com a sua pastilha elástica na sala onde o quadro se encontrava exposto. A certa altura, a substância viscosa saltou-lhe dos dedos e colou-se, de forma implacável, nas fibras da tinta. Resultado final, a pastilha deixou uma mancha de tamanho considerável, sendo agora necessário procurar o químico certo para limpar o estrago.

Embora não seja novidade que a equação "pastilha elástica + museu de arte" não possui um produto final muito positivo, o rapaz não se livrou de lidar com as consequências. Foi-lhe aplicada, de imediato, a suspensão de todas as actividades escolares. Quanto à pintura, a incógnita quanto à sua reparação mantém-se. Mas prometo ficar atento a novos desenvolvimentos...

Fonte: AzCentral.com.

1 comment:

muguele said...

E suspendem-no?
Já estou a ver os putos que não querem ir à escola a invadir os museus de infame chiclete em riste na esperança de ganharem uns dias de férias.