Friday, December 23, 2005

Revista do Ano 2005

Agora que 2006 está à porta, nada melhor do que recordar o que mais marcou o período de 12 meses que agora finda.

Malogrados de 2005

  • João Paulo II



  • Nenhum papa, desde S. Pedro, alcançou tanto. As suas viagens, a 129 países durante 26 anos, foram três vezes o equivalente da distância entre a Terra e a Lua. Foi a personalidade, espiritual ou secular, mais vista em pessoa pelo maior número de cidadãos; o seu funeral, no Vaticano, atraiu mais de três milhões de fiéis enlutados. Apesar do seu conservadorismo doutrinal, foi um verdadeiro pontífice revolucionário — e, depois da sua morte, a sua luz brilha tanto como em vida.

  • Zhao Ziyang



  • Antigo Primeiro-Ministro chinês, faleceu após 16 anos de prisão domiciliária. Acusado de ter simpatizado, em 1989, com os estudantes protestantes na Praça de Tianamen, o seu falecimento relembra o primeiro homem democrático do Partido Comunista chinês.

  • Rafik Hariri



  • Foi o genuíno símbolo das aspirações libanesas em ser Estado de Direito. Filho de produtores de limões que se tornou num magnata da construção civil, Hariri ajudou, fisicamente, a reconstruir Beirute depois de uma longa e destrutiva guerra contra a Síria.

  • Princípe Rainier



  • O seu matrimónio, em 1956, com Grace Kelly, a "princesa" do cinema americano, tornou-o conhecido mundialmente, mas o seu maior legado foi o esforço que operou para tornar o Mónaco num porto seguro para os ricos do planeta. Rainier publicitou o seu reino da Riviera como um paraíso fiscal, onde a aristocracia se transformou numa banca global e uma segunda casa para os bilionários do mundo.

  • Milton Obote



  • Um grande homem, ou simplesmente outro ditador africano? Tal como muitos líderes pós-colonialismo, Obote aparentemente começou na primeira, mas terminou os seus dias num exílio forçado no Zâmbia, vítima do sistema que ele mesmo tinha instalado enquanto primeiro-ministro do Uganda.

  • Ismail Merchant



  • O legendário produtor cinematográfico, nascido em Bombaim, dedicou mais de 40 anos à indústria cinematográfica, produzindo e realizando cerca de 50 filmes e espectáculos televisivos. Os seus melhores trabalhos foram alcançados com o realizador James Ivory, uma longa parceria na história do cinema independente — que lhes granjeou um lugar no Livro dos Recordes do Guiness.

  • Arthur Miller



  • Juntamente com Eugene O'Neill e Tennessee Williams, Miller inventou o teatro americano, e as suas peças "Morte de Um Caixeiro-Viajante" e "As Bruxas de Salem" serão levadas à cena durante muitos anos, enquanto existir um teatro em algum lugar. Embora Miller sempre acreditasse que «o maior drama é quando se levantam grandes questões, todas as suas peças - e não apenas "Depois do Outono", escrita depois do colapso do seu casamento com Marylin Monroe - são mais pessoais do que aparentam.

  • Simon Wiesenthal



  • Quando outros hesitaram em apontar a luz ao Mal, Wiesenthal foi peremptório. Sobrevivente do Holocausto natural da Ucrânia, desistiu de uma brilhante carreira de arquitecto na Viena do pós-guerra para se dedicar à nobre tarefa de perseguir Nazis fugitivos. Do Brasil até Nova Iorque e passando pela Alemanha, ele conseguiu ultrapassar a incompetência e indiferência governamentais para levar à justiça mais de mil criminosos de guerra.

  • Kenzo Tange



  • Pensem nos edifícios e locais mais simbólicos da modernização japonesa, e o mais certo é que foram desenhados por Kenzo Tange — o Parque Memorial da Paz, numa devastada Hiroshima; a Expo 1970 em Osaka; o enorme Tokyo City Hall, completado em 1991... Inspirado em Le Corbusier e pelas formas tradicionais do Japão, Tange fundiu estilos para criar novas e inteiramente originais estruturas.

  • George Best



  • Quando se fala em futebolistas rock star, David Beckham é o primeiro nome que nos vem à mente. Mas foi um tímido e talentoso rapaz de Belfast chamado George Best que conquistou para sempre esse epíteto. O seu incrível sentido de timing e balanço confundiam os defesas contrários, possibilitando a marca de 178 golos ao serviço do Manchester United e a formação de legiões de fãs. Contudo, não foi capaz de lidar com as armadilhas da fama - as suas ressacas geravam primeiras páginas, as quais provocavam aos treinadores enxaquecas.


Fonte: Newsweek

A Passagem do Tempo

Durante vinte e sete anos, sempre no dia 17 de junho, uma família argentina fotografou os rostos de cada um de seus membros, sempre na mesma posição e no mesmo lugar.

Primeiro o casal, depois a chegada dos filhos, os cabelos brancos...

Agora, que colocaram a sua experiência na Internet, o resultado é no mínimo interessante.

Saturday, December 10, 2005

Uma questão pertinente...


Por que motivo somos invadidos por produtos chineses e, contudo, não conseguimos nomear uma marca made in China?

PC de bolso



Para quem olha a fotografia acima, e à primeira vista, crê-se que se tratam de canetas. Até aqui, tudo correcto. Só que estas não são canetas normais.

Estão a olhar para o novo conceito de computador portátil. A NEC Corporation, empenhada na criação de novos dispositivos revolucionários em termos de tecnologia e design, concebeu o protótipo da primeira caneta-computador — baptizada de "Pen-style Personal Networking Gadget Package" —, um conceito que, a princípio, aparenta contornos de pura ficção-científica mas que é totalmente real.

O seu modus operandi é, apesar de tanta sofisticação, bastante simples. Este conjunto de canetas projecta o teclado e o monitor de um computador em qualquer superfície plana, (tal como se exibe na imagem em baixo), possibilitando ao utilizador desempenhar todas as funções normais de um PC: processadores de texto, folhas de cálculo, Internet, etc.



Por enquanto, só existe mesmo em prótotipo, e o seu valor ronda os 30.000 dólares. Contudo, mal posso esperar para actualizar este Diário com um equipamentos destes. O futuro, é já ao virar da esquina.

Fonte: Snopes.com

Thursday, December 08, 2005

Para quem ainda vive...

... a intensidade do jogo de ontem, aqui fica um bom endereço para desabafarem as vossas alegrias e opiniões sobre o Benfica x Manchester United:

Blog Benfica - Manchester

Monday, December 05, 2005

Figurantes precisam-se

Lyric Opera of Chicago - logotipo

Em Chicago, no Estado do Illinois, circula pelas ruas um estranho anúncio de oferta de emprego para a Ópera Lírica de Chicago, de modo a servirem de figurantes para a peça "Rigoletto", de Verdi.

Entre as capacidades requisitadas, procuram-se os seguintes talentos:

  • "cortesãs, raptores, guardas, mulheres de sociedade e mulher que seja filha de nobre";

  • "seis homens, entre os 18 e os 30 anos, que estejam dispostos a vestir togas reveladoras do corpo humano e que sejam agéis a trepar cordas";

  • por fim, "não se exige qualquer habilidade especial nas áreas de canto, dança ou oralidade".


Assim, se alguém julga que cabe neste requisitos, é favor apresentar candidatura. Quem disse que já se viu tudo em ópera?

Fonte: MyWay

Saturday, December 03, 2005

Breves palavras...

... para anunciar que já está eleito o filme mais perturbador de 2006. Chama-se HOSTEL, e possui como cartão de visita os nomes de Eli Roth (CABIN FEVER) e Quentin Tarantino.



Uma história construída e baseada a partir de mitos urbanos (e de um suposto site made in Hong Kong), a premissa é bastante simples: três amigos, seduzidos pela hipótese de se tornarem turistas de sexo, viajam para a Eslovénia, descobrindo que o local onde ficam hospedados — as instalações são o «hostel» do título — não é mais do que o sítio onde indivíduos podem pagar para torturar e matar outros.

Um produto cinematográfico aterrador, mas que promete.

Tuesday, November 29, 2005

Questões de ofensa





As imagens acima colocadas referem-se à recente campanha publicitária de um produto denominado «Skinny Milk», propriedade da Parmalat australiana, com o título de Skinny Bitch — «Cabra Magra». O motivo da minha atenção, e posterior realce aqui no Diário, foi o tremendo hype negativo que os seus outdoors causaram, entre públicos feminino e masculino.

Segundo a BCM, empresa responsável pelo desenvolvimento da estratégia de comunicação do produto, pretendeu-se transmitir a ideia de que os consumidores de leite magro são motivados à compra pelo desejo de perda de peso e subsequente melhoria de imagem. Mas esse desejo foi acompanhado pela mensagem de que aparentar um visual tão perfeito é praticamente irrealista e inatingível.

Apesar das boas intenções, as reacções aos textos companheiros das imagens (em tradução livre, o primeiro lê «Aposto que ela não tem personalidade» e o segundo diz «Maldita genética») caiu mal junto de alguns dos actuais e potenciais consumidores, que tomaram os slogans como um ataque físico e psicológico às suas pessoas.

A campanha, pelo que tenho lido, continua a circular. Só me resta lançar o repto: julguem por vós mesmos...

Fonte: Snopes.com

Tuesday, November 22, 2005

Curiosidade da semana



A fotografia acima colocada refere-se à decoração da casa-de-banho do hotel Sofitel Queenstown, na Nova Zelândia.

Pensado com o intuito de atrair clientes ao local, e não obstante o teor atrevido da brincadeira, certo é que a iniciativa superou as expectativas da gerência, já que a casa-de-banho é a sala mais popular do hotel. Até ao momento, só foram registadas algumas queixas, sobretudo por parte de alguns grupos religiosos e um ou outro hóspede mais incauto.

Com tanta popularidade, o gerente Mark Wilkinson já confessou: «Estou sob grande pressão para não fazer nada semelhante na casa-de-banho das senhoras». Não admira...

Fonte: Snopes.com

Monday, November 21, 2005

Banda Desenhada

La Ville Blanche

Uma das melhores sagas de BD vai conhecer, já no próximo mês, um novo capítulo. SKY DOLL, por Alessandro Barbucci e Barbara Canepa, animou de forma incisiva, desde 2002, o panorama das graphic novels europeu, assim como reacendeu a minha paixão pela nona arte. E passados três anos, eis que se anuncia o lançamento no mercado de (no original) «La Ville Blanche», continuando o que já fora revelado em «A Cidade Amarela» e «Aqua».

Mal posso esperar... contudo, e para já, é possível espreitar o que a Internet nos vai fornecendo.

Sunday, November 20, 2005

Music

The Gift

Quem disse que as melhores letras de música têm de ser as mais complexas e intricadas?

Nos tempos que correm, ando viciado (sim, esta é a palavra certa) pelo single retirado do mais recente álbum dos The Gift, «AM/FM», intitulado Music.
Estou viciado na harmonia sonora da faixa.
Estou viciado no ambiente melancólico da composição.
Estou viciado na simplicidade da poesia da música, que aqui partilho convosco:

I’m doing it for music,
I’m doing it for love,
I’m doing it for everyone around me, and
I try to be the only one
With this melody in my head,
But I think I hear this song somewhere.

Because I’m doing it for music and
I’m doing this for love,
I guess I’m doing it for everyone around me.


Sempre fui grande adepto da sonoridade dos The Gift, mesmo na época em que ainda lutavam para sair da sombra com «Digital Atmosphere», afirmando que este é o único agrupamento português com "raça" e talento para se lançar numa carreira internacional. Demos graças ao excelente trabalho de Nuno Gonçalves, o compositor oficial da banda — para quando a sua solicitação em grandes projectos nacionais?

Saturday, November 19, 2005

Sem comentários

De entre tudo o que se falou e noticiou na semana que agora finda, a novidade que mais me chamou a atenção foi o anúncio, pela PSP, de que irão colocar bonecos, em tamanho real, de agentes da polícia em locais onde a sinistralidade automóvel é mais persistente, de modo a reduzir as mortes na estrada. Inclusive, esses bonecos irão estar acompanhados de radares para medir a velocidade dos veículos.

De facto, anunciando esta decisão da forma como anunciam, as coisas vão mesmo mudar. Já estou a imaginar os condutores: "Olha, é só o boneco da PSP. Podemos continuar a 100 km/h, já que o radar detecta mas não há UM ÚNICO polícia de carne e osso por perto...".

Santa paciência...

Monday, November 14, 2005

Os melhores videoclips de sempre?



Para mim, SIM, e são propriedade do mais aclamado conjunto de techno do momento, os The Chemical Brothers. Todos se devem lembrar de Hey Boy Hey Girl, Let Forever Be (o qual pode ser visto na íntegra aqui) ou o mais recente Galvanized.

Os videoclips, que facilmente poderão ser encontrados na Internet, são autênticas obras de arte visuais, cujas imagens possuem o condão de se "colarem" à nossa memória durante muitos e muitos dias — tudo graças à sua radical originalidade. Aliás, sejamos honestos: os videoclips de 50 Cent, de Mariah Carey, de Eminem e da Madonna são engraçados, mas soam-se sempre a «Onde é que eu já vi isto antes?»...

Sunday, November 13, 2005

História

Já não é a primeira vez que, num acesso de falta de imaginação, preencho este espaço com referências históricas pouco conhecidas do público em geral. Normalmente, essas referências são suscitadas pela data do dia de escrita do post.

Contudo, o item de hoje é, na minha opinião, a mais importante de todas as que já foram citadas: a 13 de Novembro de 1990, surgiu a primeira página de Internet. A World Wide Web Project enunciava, então, os propósitos desta gigantesca rede de informação mundial, provavelmente longe de imaginar no "monstro" que estavam a criar.

O nome do criador (ou criadores) não se encontra na página, mas para ele(s), os meus sinceros parabéns.

E se...

...propormos mudar o nome da nossa cidade, de Ponta Delgada para Ponta Esburacada?

Com a quantidade de obras que se têm aberto e as que se irão realizar (o alargamento da avenida marginal, o parque de estacionamento subterrâneo, o empreendimento Portas do Mar, até o asfalto da Rua da Juventude, sita ao Parque Atlântico, cedeu e há mais de uma semana que está à espera de conserto), aqui está uma proposta bastante construtiva...

Friday, November 11, 2005

Sobre o dia de hoje...



Há dias em que resolvem soltar as rédeas do Diabo... E hoje nem me valeu o São Martinho!

Para quem trabalha em departamentos comerciais, seja de uma pequena, média ou grande empresa, as dificuldades somam-se e revelam-se com variada gama de facetas, sem olhar a credos, raças ou sexo. Hoje, lá no paraíso das Broncas em Catadupa, alguém lembrou-se de mim...

Logo pela manhã, o meu PC resolveu "engripar". Uma janela persistente e irritante, daquelas que só os "engenheiros" da Microsoft se recordariam de inventar, teimava em informar-me que havia um problema denominado «Out of Memory: Line 168». What the fuck is that?!. Porque é que esta gente não se exprime em linguagem que todo e qualquer indivíduo compreenda?!
À tarde, foi a vez de receber clientes de nacionalidade chinesa, cheios de motivos de queixa. Racismos ou xenofobias à parte, mas estas pessoas chegam cá e parece que adquirem, em tempo record, os maus hábitos dos portugueses em assinar contratos sem os ler primeiro. E eu que julgava que estes mecos eram tão perfeitinhos e ajuizados...
Assim que saí do emprego, os pés doíam-me, deu-me na tola em apanhar boleia de um Minibus, vulgo "Bertinha", na esperança de ir sem mais inquitações para o "lar, doce lar" — pura ilusão! Para mim, este meio de transporte representa a ferramenta de tortura dos tempos modernos, uma espécie de cadeira eléctrica que, vagarosamente, nos vai fervendo e moendo e arrasando a paciência. Seja pela condução irregular do pseudo-condutor, seja pelo que temos de ouvir pelos pacóvios passageiros que teimam fazer os outros ficar ao corrente das suas vidas, não há escapatória possível...

E porque o mundo não é perfeito, alguém tinha de levar com estas aviltantes palavras. Pena que tenha sido a blogosfera, mas por algum lado esta sentimento de exasperação tinha de encontrar saída...

Saturday, October 29, 2005

Site recomendado

De entre os vários sites curiosos com que, acidentalmente, me cruzo na Internet, quero hoje destacar Born Today, ou trocado por míudos, uma página que lista o dia do mês em que diversas personalidades viram, pela primeira vez, a luz do dia.

Assim, fiquei a saber que a 16 de Novembro (data do meu nascimento) não nasceram personalidades de grande gabarito - conheço apenas o escritor George S. Kaufman e as actrizes Mabel Normand e Maggie Gyllenhall, individualidades reconhecidas por quem acompanha os seus respectivos meios.
Apesar disso, considero esta uma sugestão curiosa, nem que seja para saberem com quem partilham os vossos dias de aniversário.

Friday, October 28, 2005

Serão estes tipos tarados pelo anti-tabagismo ou simplesmente tarados?

A Califórnia, estado dos Estados Unidos da América, é mundialmente conhecida por uma série de razões: o clima, Hollywood, as mulheres, o estilo de vida, o seu Governador (Arnold Schwarzenegger) e pelas suas campanhas anti-tabágicas.



Em 1999, foi aprovada a lei que proíbia fumar em recintos fechados, nomeadamente bares e restaurantes: a mais primitiva do género nos EUA e uma das primeiras do Mundo. Até aqui, tudo bem, compreende-se a preocupação, sobretudo para salvaguardar os funcionários desses estabelecimentos de se tornarem fumadores passivos. O que veio a seguir a isto é que, na minha opinião, revela o caso mais sério de fixação cega pelo acto de banir um hábito de consumo. Actualmente, é esta a situação:


  • é proibido fumar até cerca de 6,5m das entradas, saídas, janelas operáveis e condutas de ar de qualquer edifício público e/ou do Estado, como é o exemplo da Universidade da Califórnia;

  • é probido fumar até cerca de 8m de qualquer parque infantil, caixas de areia ou recinto infantil;

  • em Solana Beach, cidade costeira do norte da Califórnia, baniu-se o tabaco de todas as suas praias - medida que tem sido aplicada em outros locais de veraneio do Estado;

  • é, igualmente, proibido fumar em jardins, parques, praças e locais reservados para a prática de desporto;

  • finalmente, e esta é a piéce de résistance da lista, existem locais onde o simples facto de se ter um maço de tabaco no bolso, é motivo para aplicarem ao indivíduo uma multa.


Posto isto, há que tomar a informação relatada neste post como um conselho, sobretudo para quem for fumador e esteja a pensar em fazer turismo na Califórnia. Transportem convosco, sempre e para qualquer lugar, uma régua com a unidade métrica americana (de modo a puderem calcular as distâncias dos "pontos quentes" referidos acima) e providenciem um bom cantinho na vossa mala para esconderem os cigarros (por causa das multas). Da forma como as coisas estão para aqueles lados, o mais certo é nem vos deixarem passar do aeroporto...

E pensar que foi o Estado da Califórnia, com a sua exportação massiva de Cinema e respectivas figuras glamorousas, quem impingiu aos seus e ao resto do planeta o chavão "Fumar é in". Esta história toda não vos soa um pouco a hipocrisia? Não? Olhem, a mim soa; se esta "taradice" fosse acompanhada por programas de desintoxicação do tabaco, até compreenderia melhor o trabalho desenvolvido...

Wednesday, October 26, 2005

Arte para poucos gostos

Será a provocação elemento indissociável da arte? Para Erwin Olaf, fotógrafo holandês, a resposta é «Sim, e com a maior das intenções!»

Segundo o artista, cujo portfolio caracteriza-se por uma visão "aberrante" da realidade, a fotografia é o veículo pelo qual, e citando-o, «Quero desafiar as pessoas com as minhas fotos. Pretendo transformá-las interiormente, fazê-las pensar».

Na verdade, esta intenção encontra-se plenamente patente nas várias séries fotográficas de Olaf, que incluem nus, orgias sadomasoquistas e retratos. Contudo, pretendo destacar Royal Blood, um conjunto destinado a relançar o debate sobre o fascínio público pela fama e violência, utilizando para tal a representação de celebridades que conheceram um final trágico e/ou violento. De entre os oito retratos que compõem a série, destaco abaixo Di: a figura de uma sósia de Diana, numa pose em pleno contraste com as que tornaram famosa a Princesa de Gales, repleta de maquilhagem soturna e ostentando, na carne do seu braço esquerdo, o logotipo da Mercedes:



Deixo aqui a ligação para o site oficial de Erwin Olaf, onde poderão percorrer e conhecer todo o espólio do artista. No entanto, não resisto em colocar neste post as restantes sete fotos que constituem Royal Blood. Provocantes, sangrentas, de mau gosto ou o que mais lhes quiserem alcunhar, são imagens cuja extrema beleza estética cativaram-me desde a primeira vez que deitei a minha visão sobre elas. Deleitem-se ou horripilem-se.


Czarina Alexandra



Julio César



Jackie Kennedy



Ludwig Van Beethoven



Maria Antonieta



Imperatriz Sissi


~
Pompeia

Tuesday, October 25, 2005

Sensibilidade publicitária

O blog Miauu Girls destacou a força das imagens de uma campanha publicitária contra a SIDA lançada em França. Apesar de não ter pedido qualquer tipo de licença, permitam-me que coloque aqui as imagens em questão para a vossa consideração:




A atenção, de quem pela primeira vez vê estas imagens, transforma-se, alternadamente, em admiração, horror e espanto. Sem esconder que o meu sentimento, inicial e único, foi a admiração, gostaria de deixar um comentário a campanha, frisando que o meu "veredicto" final sobre a mesma é de que não atingiu o propósito a que se propunha.

Apesar de se lhes deslindar alguns pormenores subtis e deliciosos (na primeira imagem, vemos, por cima da cama, um quadro com um rapaz de olhos vendados, como que citando o provérbio «Pior cego, é aquele que não quer ver»; na segunda, a reunião de uma toda imagética alusiva a ideais eróticos - é possível distinguir, no seu reduzido vestido, os mamilos da modelo, o design do sapato concebido para embelezar o pé feminino, etc.), são esses detalhes que minam o êxito da sensibilização junto da sociedade.

Quando estudei Publicidade, fiquei ao corrente de que, segundo estudos da disciplina, a aposta no "anúncio visualmente estimulante", para conferir um certo tom espectáculo à campanha, nem sempre consegue transmitir a mensagem (falamos de um rácio de uma campanha de sucesso para dez fracassadas). Muitas vezes, o potencial consumidor não retém, sequer, o nome da marca ou do produto. E a campanha "dissecada" neste post, infelizmente, poderá cair facilmente no esquecimento por estas razões.

São imagens bonitas, bem conseguidas e pujantes, mas não creio que seja agora que o alastramento do vírus mais mortal conhecido pelo Homem irá encontrar travão.

P.S.: breve palavra para a atenção das autoras do blog Miauu Girls, assim como pela pertinência do post dedicado a esta campanha. Cumprimentos para vocês.

Do vinyl para o CD...

... mas sempre cheios de criatividade.

Aproveito o presente post para vangloriar publicamente, após o ter feito interiormente, as surpresas criativas que, ao longo dos anos, os Pink Floyd exibiram nas capas dos seus álbuns.

São autênticos "monumentos" de artes gráficas, referência indispensável para qualquer artista e/ou profissional da área, as covers de The Piper at the Gates of Dawn, The Dark Side of the Moon, Wish You Were Here, The Final Cut, A Momentary Lapse of Reason, entre outros. Fica aqui uma amostra (para saber o nome do álbum, passe o rato pela imagem):

The Piper at the Gates of Dawn
The Dark Side of the Moon
The Final Cut
A Momentary Lapse of Reason

Friday, October 21, 2005

Banda desenhada



Finalmente, estreou a nova aventura de Astérix, O Gaulês: O Céu Cai-lhe em Cima da Cabeça.

Como sempre, o humor percorre incessantemente todas as páginas do livro, e desta vez os nossos heróis gauleses defrontam não só o Império Romano, como também ainda têm de lidar com ameaças de outros mundos... e mais não digo!

Só tenho a referir que, cada vez mais, se nota a falta que os textos de René Goscinny (1926 - 1977) fazem às publicações mais recentes desta saga, nomeadamente no humor sarcástico que o autor utilizava na forma de referências históricas da França e do Mundo, característica esta que celebrizou Astérix, Obélix, Ideiafix, Panoramix, Abrabracourcix, entre muitos outros. Contudo, é de louvar o contínuo esforço de Albert Uderzo, o outro criador destas personagens, em prosseguir com a colecção, continuando a cativar velhos e novos fãs.

Thursday, October 20, 2005

Desmistificação



Há alguns meses, e por diversas vezes, que recebo na minha caixa de correio uma mensagem advertindo para o facto de que, a partir de certa data, o serviço do MSN Messenger ter de ser pago. Para além disso, afirma-se que devemos ir ao site do mesmo, para o confirmar com os nossos próprios olhos. Na verdade, em nenhum lugar do site, seja o americano seja o brasileiro, se pode ler alguma indicação de que o MSN irá ser pago, pelo menos a curto ou médio prazo.

Reflictamos, por breves momentos, no seguinte:
- por que razão iria a Microsoft transformar o seu Messenger em serviço pago, quando é sabido que a popularidade por ele gerada advir da sua acessibilidade gratuita, possibilitando lucro através dos conteúdos publicitados na sua janela de entrada?

- para além disso, o que ganharia a Microsoft (para além do abandono total de users e, quiçá, confronto com vários processos judiciais) em noticiar que o download é gratuito, para pouco depois exigir alguma quantia monetária?

- e finalmente, já repararam que o mail em questão pede que reenviemos o mesmo para 18 conhecidos, copiando e não reencaminhando?

Na verdade, quase que aposto que se trata de alguma manobra de outra empresa com serviço de messenger pretendendo obter contactos de correio electrónico, para nos virem "uzucrinar" a paciência com os seus irritantes pedidos de adesão. A única aplicação pela qual temos de desembolsar alguma soma de dinheiro é o MSN Hotmail Plus, tal como pode ser verificado no respectivo link.

Fico muito grato pela vossa preocupação e pelo trabalho e tempo perdido que tiveram em mandar-me a advertência, mas há certas coisas que, simples e facilmente, não me convencem...

Wednesday, October 19, 2005

Só para...

...não pensarem que raramente coloco posts neste espaço, fica aqui a referência histórica:

A 19 de Outubro de 1943, na Rutgers University, foi criado o primeiro antibiótico eficaz contra a tuberculose. É uma data importante, não acham?

Aproveitando o facto, e actualizando o momentâneo fluxo de pensamentos, dou os meus parabéns à comunidade científica e médica mundial pelos esforços e mediano sucesso da luta contra a eminente pandemia (também apelidada de H5N1) que se propaga pelo planeta.

Monday, October 17, 2005

Nostálgica fragrância



Faz anos que não vejo este frasco (Oscar For Men, de Oscar de la Renta) numa loja de perfumes micaelense. Perguntei, indaguei, inquiri, e não houve uma alma que soubesse dar-me uma resposta franca, concisa e inabalável.

Hoje, lembrei-me de pesquisar na Internet o dito perfume, e encontrei-o numa série de sites dedicados a compras on-line, os quais exigem avultados e assustadores portes de envio.

A razão da minha frustração reside no facto de, na minha opinião, tratar-se do melhor perfume alguma vez concebido por uma brand de topo. Parecia que a mistura de aromas tinha sido feita por um anjo-perfumista: era uma fragrância doce e intensa, mas nunca exibia o selo de abrasivo ou excessivo...

Se alguém avistar este líquido perfumado, oferece-se recompensa: imensa gratidão.

Breves (mas reactivas) palavras

Hoje é o Dia Mundial para a Erradicação da Pobreza. Para assinalar a data, resolvi aderir ao site Make Poverty History, uma organização sem fins lucrativos que nos ensina quais as pequenas acções que, repetidas muitas vezes, as tornam grandes. Também podem aceder à pagina através do banner que coloquei no lado direito deste blog.

Assim, podem ver que não sou um tipo que só se preocupa com o seu umbigo, com filmes, com o Benfica e com muitas outras coisas que mais ninguém compreende as razões das minhas fixações.

Façam o mesmo do que eu.

Friday, October 14, 2005

Porquê? Mas PORQUÊ???

Só mesmo neste país é que um escritor vencedor de um Nobel da Literatura, o qual já vinha sendo nomeado há quase uma década e cujas obras foram decisivas para o panorama dramaturgico europeu (incluindo o nosso), não vê as suas obras traduzidas para a língua portuguesa e/ou à venda nas nossas livrarias, nem que seja através das edições inglesas.



É muito possível que a situação seja corrigida, já que um prémio Nobel sempre é sinónimo de "qualidade"... Será Portugal alérgico a essa palavra?

Sunday, October 09, 2005

Autárquicas

Hoje é dia de eleições autárquicas. Para comemorar a solenidade, deixo aqui um conto humoroso dedicado a essa figura tão singular como é um Presidente da Câmara. Talvez já conhecem, tem passado de e-mail em e-mail, mas não resisti a colocá-la aqui...


Um presidente de Câmara está andando tranquilamente quando é atropelado e morre. A alma dele chega ao Paraíso e dá de caras com São Pedro na entrada.
"Bem-vindo ao Paraíso!", diz São Pedro, "Antes que você entre, há um pequeno problema. Raramente vemos políticos por aqui, sabe, então não sabemos bem o que fazer consigo."
"Não vejo problema, é só deixar-me entrar", diz o antigo presidente.
"Eu bem que gostaria, mas tenho ordens superiores. Vamos fazer o seguinte: -Você passa um dia no Inferno e um dia no Paraíso. Aí, pode escolher onde quer passar a eternidade."
"Não é preciso tanto, já tomei a minha decisão. Quero ficar no Paraíso", diz o ex-presidente.
"Desculpe, mas temos as nossas regras."
Assim, São Pedro acompanha-o até ao elevador, que desce, desce, desce até ao Inferno.
A porta abre-se e ele vê-se no meio de um lindo campo de golfe. Ao fundo do clube, estão todos os seus amigos e outros políticos com quem tinha trabalhado. Todos muito felizes em traje social. Cumprimentam e abraçam-o e começam a falar sobre os bons tempos em que ficaram ricos às custas do povo. Jogam uma partida descontraída e depois comem lagosta e caviar.
Quem também está presente é o diabo, um tipo muito amigável que passa o tempo todo dançando e contando piadas.
Divertem-se tanto que, antes que o presidente se aperceba, já é hora de ir embora. Todos despedem-se dele com abraços e acenam enquanto o elevador sobe.
Ele sobe, sobe, sobe e a porta abre-se outra vez. São Pedro está à espera dele. Agora é a vez de visitar o Paraíso. Ele passa 24 horas junto de um grupo de almas contentes que andam de nuvem em nuvem, tocando harpas e cantando.
Tudo vai muito bem e, antes que o presidente se aperceba, o dia acaba-se e São Pedro regressa.
"E então? Você passou um dia no Inferno e um dia no Paraíso. Agora escolha a sua casa eterna." Ele pensa um minuto e responde:
"Olhe, eu nunca pensei ... O Paraíso é muito bom, mas eu acho que vou ficar melhor no Inferno."
Então São Pedro leva-o de volta ao elevador e ele desce,
desce, desce até ao Inferno.
A porta abre-se e ele vê-se no meio de um enorme terreno baldio cheio de lixo. Ele vê todos os seus amigos com as roupas rasgadas e sujas juntando entulho e colocando-o em sacos pretos.
O diabo vem ao seu encontro e passa o braço pelo ombro do ex-presidente .
"Não compreendo", - gagueja o presidente - "Ontem mesmo estive aqui e havia um campo de golfe, um clube, lagosta, caviar, e nós dançamos e divertimo-nos o tempo inteiro. Agora só vejo este fim de mundo de lixo e os meus amigos arrasados!!!"
O diabo olha pra ele, sorri ironicamente e diz:
"Ontem estávamos em campanha. Agora, já conseguimos o seu voto..."

Thursday, September 29, 2005

And now, for something completely different...

Tal como afirma o artigo da National Geographic (de onde obti as informações abaixo referidas), parece ser mesmo algo saído de AS 20 000 LÉGUAS SUBMARINAS, de Júlio Verne.

Considerado, durante muitos anos, à excepção de alguns "fanáticos cientistas", como um mito, a figura da Lula Gigante alimentou, por vários séculos, a curiosidade e a imaginação do mundo inteiro. Agora, o mito desfaz-se.

Cientistas japoneses conseguiram, pela primeira vez, um registo visual de uma lula gigante viva, já que a única prova da sua existência eram alguns espécimes mortos, arrastados por redes de pesca:



Esta foto do maior "bicharoco com tentáculos" alguma vez observado foi obtida a uma profundidade de 900 metros e, através das mais de 500 obtidas, os cientistas nipónicos conseguiram calcular o seu tamanho em cerca de 8(!) metros.

É razão para dizer: não acredito em monstros mas que eles existem, existem!

P.S.: mais fotos disponíveis no site da National Geographic.

Tuesday, September 27, 2005

Blog das Autárquicas

Ainda no sentido dos blogs mais curiosos concebidos por portugueses, o SAPO elaborou uma página dedicada à faceta mais caricata e humorística das campanhas autárquicas que "correm", presentemente, pelo nosso país.

Autárquicas em Cartaz é o título do blog, e é deveras hilariante.

Thursday, September 22, 2005

Blogs Visitados Recentemente

Definitivamente, isto dos blogs tem mais vantagens do que a própria Internet. Rimos, relectimos, aprendemos, etc. E, segundo esta ordem de sentimentos, aqui estão alguns dos melhores blogs que tive o privilégio de encontrar durante as minhas vagas pesquisas:

Gente Mesmo Mesmo Feia: este está demais!!! E permite a interactividade com os seus visitantes!

Webcedário: blog dedicado às letras, essas nossas amigas...

Objectos: blog semelhante ao anterior, mas este debruça-se sobre as idiossincrasias dos objectos comuns do nosso dia-a-dia. Imperdível.

A Razão Tem Sempre Cliente: blog repleto de sarcasmo e ironia, cujo autor não perdoa nada nem ninguém (é verdade, nem o rato do vosso PC escapa...).

Um Olhar Sobre...: blog dedicado à fotografia, um dos melhores dedicados ao assunto em toda a blogosfera.

Tuesday, September 20, 2005

OK, é oficial...

...que a TV portuguesa está em constante e vertiginoso declínio. Quando o pior já tinha passado com o anúncio, pela TVI, do encerramento do «reality show» A QUINTA DAS CELEBRIDADES e com o fim da estação quente do ano e consequente terminus do MORANGOS COM AÇÚCAR de Verão, o 4º canal público português consegue, numas meras 24 horas, arrasar de vez a inteligência e bom gosto dos espectadores nacionais.

No Domingo, a parada de celebridades freak de 1ª COMPANHIA,

que não só mostra o desespero das individualidades presentes no programa por dinheiro e visibilidade como demonstra, pelo seu envolvimento nesta abespinhada televisiva, que as Forças Armadas Portuguesas estão mal, uma situação que justifica toda e qualquer manif que lhes passar pela cabeça efectuar, deixou-me com alguma azia.

Na Segunda, foi a altura da "sitcom" AB...SEXO. Começando pelo nome rídiculo até à forma como o tema foi abordado durante hora e meia, uma tal Dra. Marta Crawford explicou, em tom humoroso, tudo o que o português comum deve saber sobre sexo oral, apresentando como suporte visual algumas das maiores trampas em forma de filme alguma vez dadas a conhecer ao público cinéfilo nos últimos anos (falo de OH NÃO! MAIS UM FILME DE ADOLESCENTES, A COISA MAIS DOCE, etc.), este programa fez suscitar em mim o desejo de ir comprar barbitúricos.

Só de pensar no que poderá vir a seguir, até começo a ter sintomas de gastrocolite... E o facto de um grupo espanhol pretender adquirir a TVI, não abona muito a favor de nuestros hermanos.

Por esta, não esperava eu...

A pesquisa foi bem conduzida, e tudo leva a crer que essa "praga" auto-intitulada de grupo musical, os DZR'T, não são o conjunto tão "original" da música portuguesa que eloquentemente alguns media portugueses os têm apelidado.

Visitem este site e verão do que estou a falar. Cliquem já, agora, neste momento. Não se vão arrepender.

Breves palavras

Perdoem-me aqueles meus amigos que defendem, com unhas e dentes, a actual gestão camarária de Ponta Delgada mas, será impressão minha ou cada vez mais é evidente que nada de verdadeiramente relevante foi realizado durante os últimos quatro anos na nossa cidade?

Aparentemente, o slogan "Mãos à obra" significava a implementação dos mini-bus na nossa cidade (que não cumpriu o seu objectivo principal, ou seja, é utilizado maioritariamente por quem não tem carro e aumentou a situação de caos permanente do tráfego no centro de PDL) e o Projecto Anima (a animação de qualidade só está ao alcance de alguns e a animação para o "povão" é de fraco calibre).

Sim, eu sei, as eleições autárquicas aproximam-se e torna-se moda falar mal de quem detém, presentemente, o poder. Contudo, tenho sido crítico da presidência da Dra. Berta Cabral desde muito cedo, quatro anos recheados de dinheiro esbanjado em projectos megalómanos, actividades "para inglês ver" e ineficácia na resolução de problemas prementes no nosso concelho.

E, pelo que já se pode ver pelo programa autárquico do PSD, as coisas não se mostram bem encaminhadas para um final feliz...

Tuesday, September 13, 2005

O Melhor Spot TV do Verão

«OLÁ - RITMO DO VERÃO" foi, para mim, o melhor spot publicitário que passou nas nossas televisões durante a estação que agora finda.



Contando como rosto desta campanha Zezé Camarinha, figura incontornável dos 'gigolos' algarvios (e do resto do país, diga-se de passagem), e o seu inglês muito peculiar que rapidamente passou a fazer parte do nosso vocabulário ("thank you very nice"), trata-se duma forte aposta dos Gelados Olá para aumentar ainda mais as vendas dos seus produtos durante a Verão - uma estratégia que, em minha opinião, só peca por duas razões: não ter surgido logo no início da época balnear e por aumentar, de forma significativa, a sazonalidade do consumo de Cornetos e Magnums.

O spot que destaco neste post pode ser visto aqui, contando ainda com a opção de download.

E não se esqueçam: "six o'clock on the esplanaide!".

Sunday, August 28, 2005

Pulgas e baratas...

A edição de 27 de Agosto de 2005 do Açoriano Oriental teve, como manchete, a revelação de que as barracas do Campo de São Francisco têm sido atacadas, em pleno século XXI, por pulgas e baratas, situação provocada pela ausência de higiene durante e após as horas de funcionamento dos estaminés.

De quem será a culpa? Da falta de civismo dos cidadãos? Do não assumir de responsabilidades autárquicas? Da falta de condições do Campo para acolher este tipo de acontecimento?

Uma certeza tenho: nem tão cedo volto a pôr os pés no recinto das "Noites de Verão"...

Tuesday, August 23, 2005

O Álbum do Verão



The White Stripes - «Get Behind Me Satan»
Recomendadíssimo!!!

Monday, July 25, 2005

Fazer polémica por desporto

Honestamente, cada vez mais tenho a sensação que as gentes do nosso arquipélago gostam de criar polémicas para seu puro entretenimento.

Esta irónica observação vem a propósito da polémica surgida há alguns meses atrás, acerca de algumas obras de renovação efectuadas no ilhéu de Vila Franca de Campo, nomeadamente um caminho de cimento que abrange o interior do rochedo e possibilita um acesso mais simples (em minha opinião) pelo local. Contudo, essas obras foram alvo de variadas críticas, sendo que a mais popular foi "não respeita o meio ambiente". O caso chegou mesmo a ir à barra do tribunal.

Bem... vejamos esta foto:

Image hosted by Photobucket.com

Estará a construção assim tão "desconchavada"? Verdade se diga que já não ia ao ilhéu fazia alguns anos, mas recordo-me de que antes, caminhar por entre os rochedos tinha o seu grau de dificuldade... E vendo pela cara dos turistas, até devem achar que faz todo o sentido. A imensidão de beleza da natureza do ilhéu é superior a uma simples obra de cimento que em nada empobrece este nobre local do nosso turismo.

Assim se passa o tempo nesta terra de "brandos e inconformados costumes"...

Friday, July 22, 2005

Que falta de originalidade...

Hoje experimentei a nova Fanta Maracujá, que entrou no nosso mercado depois de uma campanha publicitária criativa (sim, aquela dos mupis muito engraçados, com fundo laranja-avermelhado, umas imagens etnográficas, etc.), para sentir por momentos que, em vez da dita novidade, tinha comprado uma Kima de maracujá, bebida fabricada pela nossa Melo Abreu.

Pois bem, é isso mesmo: o sabor das duas bebidas é praticamente idêntico. Se me pedissem para fazer um blind test dos dois produtos, garanto-vos que ficaria completamente "às aranhas" sobre qual é qual. Contudo, não posso deixar de frisar o esforço da Coca Cola Company em querer roubar a clientela de um produto considerado genuinamente regional. Estão sempre cheios de marketing, estes senhores.

Certeza tenho é de que vou estar atento às opiniões dos outros sobre "o novo sabor que já chegou", citando o slogan presente nas ruas da nossa cidade...

Sunday, July 10, 2005

Site recomendado — em prol da verdade...



Era Uma Vez um Arrastão, embora parecendo uma peça de jornalismo radical e acto de propaganda, levanta algumas questões inquietantes sobre a forma como os media nacionais lidam com os acontecimentos, ao mesmo tempo que defende que «nunca existiu um "arrastão" na praia de Carcavelos no dia 10 de Junho de 2005» e que «pretendeu-se criar um clima de medo e, por conseguinte, gerador de comportamentos racistas e xenófobos». Vejam o vídeo disponível nesse site e tirem as vossas conclusões.

Os Principais Males da Nossa Sociedade - Parte II

PARTE II: Religião — objecto de culto ou costume mundano?

Sem querer participar da filosofia rainha da nossa era, que é a de que "Deus morreu", sou um autêntico confessor dos efeitos nefastos que a actual gestão das religiões do mundo tem no bem-estar dos homens e respectivas sociedades. Assim, e antes de dar início à minha dissertação, é necessário constatar dois factos: a), as religiões, para funcionarem no seu pleno, devem ser encaradas como filosofias de vida, anteprojectos para construir um modelo de existência capaz de enfrentar as normais adversidades do nosso dia-a-dia, e b), a certeza de que as maiorias dos símbolos religiosos (templos, livros, etc.) foram elaboradas por homens, impregnando-os de todas as virtudes e defeitos inerentes à nossa espécie.

Passando do geral para o particular, e falando da religião católica (dominante na sociedade portuguesa e sobre a qual me encontro mais informando), considero que todas as suas manifestações são uma das causas que contribuem para a decadência do nosso país e do nosso povo. Senão, vejamos:
- os líderes religiosos e outros com com ordens sacras apregoam, amiúde, as parábolas do filho pródigo e da ovelha tresmalhada — contudo, se algum "fiel" se desviar do caminho traçado pela Igreja, seja por que razão for, ninguém mexe uma palha para o reintegrar no seu "rebanho";
- a constante teimosia em se misturar sagrado com paganismo leva a que, de forma errónea, se considere que ambos estão interligados, originando-se situações e/ou comportamentos negativos cuja base de justificação recai em motivos religiosos;
- o fanatismo católico consegue ser, em minha opinião, mais prejudicial que o fanatismo islâmico. Enquanto estes colocam bombas e fazem ataques suicidas com aviões, semeando terror e colhendo vidas inocentes por motivos mais políticos que religiosos*, os católicos são capazes de destruir psicologicamente, e invocando o nome de Deus e os dogmas da Igreja, as vidas daqueles que lhes são mais próximos;
- uma missa é considerada um acto de união, onde os homens de reunem com Deus, de modo a partilhar a sua fé e a sua alegria(?) por pertencerem a uma comunidade — no entanto, a eucaristia dominical, salvo raras excepções, são muito semelhantes a uma celebração fúnebre;
- a constatação, por vezes, que a Igreja enceta uma exploração desmedida da ignorância e dos medos das pessoas;
- e, do ponto de vista da investigação sobre o tema, Herbert Haag, no prefácio do seu livro A Igreja Católica Ainda Tem Futuro?, afirma que Cristo não fundou nem quis fundar uma igreja (pág. 9 da edição portuguesa). Deste modo, nenhum dos cargos e sacramentos da Igreja têm fundamentos "divinos", tendo sido criados após a morte de Jesus e por "homens comuns e mortais", podendo os mesmos alterar o seu número e disposição quando assim bem o entenderem, certos de que possuem a "Verdade".

* ao fazer esta afirmação, não pretendo louvar nem concordar com os actos levados a cabo por organizações terroristas islâmicas. Quero demonstrar, reforçar mesmo, a influência que uma religião pode ter nos homens e nos seus comportamentos.

Concluindo, não pretendo aclamar que se deva extinguir as igrejas ou os cargos religiosos. A solução que proponho é que se encare os ensinamentos da Bíblia, do Corão ou do Dalai Lama como guias para uma coexistência pacífica entre os homens. Se estes livros e estas personalidades sagradas têm, de facto, algum tipo de influência divina, então por que razão as religiões provocam comportamentos de conflito, de agressividade e de separação entre os que nelas intervêm e, até, naqueles que delas se afastam?

Thursday, July 07, 2005

Desventuras espaciais



No passado dia 4 do corrente mês, a comunidade científica regozijou-se pelo sucesso da missão Deep Impact, que conseguiu colocar uma sonda no cometa Tempel 1 de modo a estudar a composição química e geológica do astro, sendo possível aferir, por exemplo, os componentes primários da evolução do universo.
Embora sendo material de interesse, tudo não passa de uma mera curiosidade. Pensemos bem: o embate do Deep Impact no cometa custou à NASA e ao povo americano, no total, cerca de 330 milhões de dólares. Com as necessidades e dificuldades económicas que o nosso planeta enfrenta no panorama actual, qual o contributo que esta missão terá para as gerações futuras? Por outras palavras: caro leitor, em que é que tudo isto contribui para a minha, para a vossa e para a nossa felicidade?
Opiniões são bem-vindas...